Mantenha um cantinho mesmo que reduzido para cultivar seus próprios temperos fresquinhos, veja algumas dicas!!
Escolha um lugar com bastante incidência de luz, em média de 3 a 4 horas por dia de sol. Use terra arenosa que não deixa a água escorrer. Afofe a terra e deixar o solo bem solto também é muito importante, e cubra com cascas, pedras ou folhas secas.
O manjericão e a hortelã precisam de um vaso fundo e não o coloque com outras plantas. Pimentas, capim-cidreira e alecrim precisam também de vasos fundos. Já as jardineiras podem acomodar salsinha, cebolinha, coentro, tomilho e orégano e podem ser cultivadas duas dessas ervas juntas.
Antes de regar coloque o dedo na terra e verifique se está úmida. Algumas espécies precisam de regas diárias; outras, até duas vezes por dia. A terra deve estar levemente úmida, nunca encharcada.
A poda é feita no próprio uso das ervas. Para a salsinha e cebolinha, a recomendação é deixar a largura de um dedo rente ao solo. Para o manjericão e o alecrim é recomendável usar tesoura de poda e, de quatro em quatro meses, em média, cortar alguns galhos. Isso ajuda a fortalecer sua hortinha.
Ao perceber que as plantas começam a exibir mau aspecto, chegou a hora de replantar, retire a terra antiga e coloque nova.
Com as folhas secas que caem na terra funciona como substrato por isso não as tire.
Ao replantar as ervas adicione compostos orgânicos.
Fonte: Vida simples – editora Abril.
Comentários