
Remédios na Terceira Idade
Ao contrário das crianças, os remédios para idosos devem sempre estar ao alcance, pois a facilidade evita riscos de acidentes domésticos, isto se tiverem condições para se auto medicarem.
Como guardar os remédios
– Para os remédios utilizados EVENTUALMENTE, o ideal é guardá-los em locais ventilados, sem incidência direta de sol e em recipientes higienizados como uma caixa de plástico ou de sua preferência.
– Para remédios de uso contínuo, crie centros de auto medicação, por exemplo:
Se o medicamento for ministrado próximo aos horários das refeições, ORGANIZE-OS na cozinha ou próximos de onde são feitas as refeições, porém distantes dos eletrodomésticos.
Também podem ser acondicionados em pequenas cestas e com a devida identificação em suas caixas, dos horários, dosagem, indicação do tratamento e prazo de validade. Se preferir, faça uma tabela e fixe-a na porta de um armário (lado de dentro ou fora) com todas as orientações.
Se o medicamento for ministrado próximo ao horário de se levantar ou de se deitar, reserve um espaço no criado-mudo com uma bandeja e nela coloque uma jarra com água fresca, copo e um cestinho com os remédios.
NUNCA guarde-os em banheiros, pois a oscilação de temperatura prejudica a sua eficiência. Deixe LONGE também de áreas próximas ao fogão, forno, microondas e geladeiras.
É importante que cada medicamento tenha em sua própria caixa, informações como: indicação de uso, dosagem e o prazo de validade. Isso pode ser feito com uma etiqueta auto-colante. Periodicamente faça uma verificação nos prazos de validade e descarte os vencidos.
Veja alguns itens para o kit de primeiros socorros.
– Analgésico
– Antitérmico
– Antisséptico
– Esparadrapo
– Gaze
– Luvas de látex
– Micropore
– Soro fisiológico
– Termômetro
– Tesoura.
SIGA SEMPRE ORIENTAÇÕES MÉDICAS.
Veja também: Cautela e bom senso na hora de decorar o quarto para a terceira idade
Comentários