Não há qualidade de vida com bagunça. Um local desorganizado gera sintomas negativos para a saúde física, emocional e até mesmo financeira.
SAÚDE X BAGUNÇA
Em se tratando de problemas físicos, tudo começa quando a desordem está instalada e o acumulo de objetos e coisas aumentam a proliferação de germes e bactérias e com isso os moradores passam a sofrer de alergia por excesso de mofo e poeira.
O acumulo de objetos também podem gerar riscos de incêndio e lesões na medida que se empilham em escadas, lareiras e outras fonte de calor, sem contar a dificuldade que gera na rotina,impossibilitando encontrar chaves, documentos ou até mesmo aquela roupa bacana para uma entrevista de emprego.
Emocionalmente, quando temos uma casa bagunçada a sensação é de tudo estar fora de controle e isso gera estresse e ansiedade, ao contrario de um lar organizado que transmite tranquilidade e relaxamento.
BAGUNÇA X FINANÇAS
No campo financeiro, a bagunça pode se tornar algo caro. Faturas que chegam e passam desapercebidas, mala diretas com descontos bacanas, extratos bancários ignorados que se perdem nas pilhas de papeis e que geram multas, não cumprimento de prazos e até mesmo taxas de limites especiais.
A geladeira e despensa desorganizada também pode sair bem cara, pois alimentos que sobram e estragam só contribuem para “inchar” o orçamento do supermercado.
Ter coisas muito mais alem do que precisa, gera desperdício de espaço e tempo perdido para procurar objetos. A locação de espaço para armazenamento é válida quando precisa resolver uma questão imediata, como por exemplo uma reforma em que você precise esvaziar um ambiente, agora para a guarda de pertences que não USA mais, já se trata de “rasgar” dinheiro. Analise bem o que você precisa e de outro destino as coisas “extras”, sua saúde FíSICA E FINANCEIRA agradecem.
veja também: Bagunça tem personalidade! Qual será a sua?
Comentários