“ Onde há vida há roupas, e onde há roupas há lavanderia.”
Muitas vezes você pensa que a sua casa é uma extensão da lavanderia do bairro ao ver tantas roupas espalhadas pelo chão. O caos total, tudo junto e misturado…..
Nesta matéria quero passar algumas dicas de como deixar essa área de serviço organizada e funcional
01 – Não deixe para depois.
Adiar a lavagem das roupas não é um bom começo, pois no cesto de roupa suja as manchas e dobras vão se tornar permanentes, assim como deixar a maquina cheia de roupas e sem estender é um convite aos mofos e mal cheiro, roupa esquecida na secadora amarrotadas depois que o calor vai embora, o volume de roupa limpa vai crescendo e os integrantes da família procuram entre os montes alguma roupa que possa ser usada, já que as gavetas estão vazias.
02 – Agende as lavagens
A freqüência de lavagem dependerá da necessidade da família, exemplo: para casa de solteiros, a lavagem pode ser semanal, no entanto nas casas com crianças isso se torna diário.
03 – crie um centro de atividade
Nele deve conter os aparelhos, utensílios e suprimentos necessários para realizar os serviços de maneira rápida e funcional.
04 – Determine espaços
A máquina de lavar é o centro da lavanderia, ao seu redor determine os espaços para as dobras de roupas e o tanque para lavar peças com manchas e para colocá-las de molho.
Estabeleça locais para: roupas sujas, um cesto para roupas de banho e outro para roupas de mesa. ( panos de prato, toalhas de mesa não podem ficar no mesmo cesto de roupas sujas por causa das bactérias que os mesmos possam acumular.)
05 – Varais
Mesmo tendo máquina de secar roupas, não dispense a instalação de varais, pois nem todo tipo de roupas pode ser colocada na secadora.
06 – Cabides
Tenha um cabideiro instalado e coloque vários cabides para as roupas que não precisam passar.
07 – cestos
Para cada membro da família use cestos de cores diferentes, colocando-os em todos os quartos e banheiros, sendo cada um responsável em levar seu cesto até a lavanderia nos dias de lavagem e no final do dia, buscá-los com as roupas limpas e dobradas para guardá-las nos armários.
Deixe também cestos na lavanderia para separar roupas brancas, coloridas e escuras até que haja volume suficiente para encher a máquina.
08 – Produtos
Tenha nos armários cestos para montar quites de produtos para lavar as roupas e outro para a limpeza doméstica. Produtos em estoque podem ser guardados em prateleiras mais altas. Tenha cuidado com as crianças, coloque-os fora do alcance e nunca substitua os frascos por embalagens de refrigerante.
09 – Iluminação
A incidência de muita luz ajuda a identificar possíveis manchas nas roupas e na secagem, assim como uma boa ventilação.
10 – Etiquetas
na dúvida, leia sempre a etiqueta, tanto das peças a lavar, como a dos produtos que irá usar.
Cuidar das roupas é também um ato de amor! 😛
Fernanda Piva
Personal Organizer – Designer de Interiores.
Estas dicas foram baseadas em informações do livro: Acabe com a bagunça – Cynthia Townley Ewer.
Comentários