Organizar o espaço das crianças é uma tarefa difícil, ainda mais quando envolve o ato de desapegar dos brinquedos, objetos e roupas.
DESCARTAR
É livrar-se de tudo que as crianças não usam mais e isso inclui brinquedos, roupas, acessórios. Portanto, estes itens podem ser doados, vendidos, emprestados e até jogados fora.
Veja o que diz Geralin Thomas, especialista em organização:
“Pais tendem a guardar itens sentimentais, mesmo quando as crianças estão prontas para seguir em frente.
Quando seu filho diz que não quer mais um bicho de pelúcia, mesmo que seja o seu favorito, permita-lhe deixar o brinquedo.
Seus filhos podem aprender a se livrar das coisas se você deixar que eles mesmos decidam o que querem jogar fora. Geralmente, as crianças estão dispostas a abrir mão das coisas antes de seus pais se disporem, mas eles querem agradá-los, e ficam confusas quando ouvem mensagens contraditórias, como: “Vai jogar fora? Mais foi a vovó que deu….”.
Mensagens assim dão a impressão de que os objetos são mais importantes que as relações.”
PRESENTES NÃO PRECISAM SER MANTIDOS PARA A VIDA TODA, VOCÊ AMA O DOADOR MESMO QUE NÃO AME O PRESENTE
ROUPAS
Aproveite cada lavagem para separar roupas que já não servem mais. Portanto, essa é a hora certa para montar a “sacola” da doação. Quando o seu filho ganhar uma roupa que não gosta e diz que nunca irá usá-la, essa roupa já tem um destino certo: DESCARTE.
Elas podem participar da organização, veja: Crianças, criancinhas, vamos todos ajudar!
MATERIAL ESCOLAR
Ao terminar o ano letivo, já separe para descarte tudo o que não será aproveitado para a próxima série. Não há motivos para se apegar a livros didáticos. Por isso, eles podem ser doados ou negociados em sebos. Faça uma limpeza na mochila e jogue fora canetas secas e quebradas, cadernos rabiscados, totalmente preenchidos e sem capa.
Os projetos artísticos e científicos são os mais difíceis de desapegar, mas não há motivo para guardar todos. Por isso, reveja todas as produções, selecione algumas “obras” e guarde. Além disso, você pode também presentear avós e avôs, padrinhos e madrinhas com algumas dessas obras. TODOS FICAM FELIZES e o “ARTISTA’ MIRIM se SENTIRÁ PRESTIGIADO.
Lembranças de premiações como troféus, fitas, medalhas e certificados recebem um valor especial quando não nos apegamos a tudo. Mantenha apenas os que seu filho fez por merecer sozinho.
Lembranças de aniversário quando sem muito valor, servem apenas para aumentar a bagunça, ensine seu filho a agradecer e recusar e se a festa for na sua casa, seja mais criativa e diga NÃO aos sacos de tranqueiras.
Veja também: Criança feliz, brinca, desapega e doa.
Comentários