
Armário cápsula, um desafio e uma conquista. Foto: Getty Images
Quando se conhece o conceito de um armário cápsula pode aflorar um sentimento de ansiedade. O fato é que sua concepção ajuda na praticidade e sustentabilidade. Quer conhecer essa ideia? Vamos lá, então…..
A melhor definição que encontrei foi essa no blog Manteiga Derretida que diz:
“A ideia é ter um guarda-roupa compacto, mas que permite criar diversos looks, com poucos itens durante uma temporada inteira. Além de economizar tempo na hora de se vestir, ajuda a evitar o consumo impulsivo”.
Ou seja, você monta um armário com aproximadamente 40 peças, com até 60 peças de roupas e que elas conversem muito bem entre si, formando looks versáteis, bacanas e que te representam (SEPARE AS ROUPAS QUE VOCÊ AME USAR).
Deve haver uma proporção entre as peças de baixo (calças, bermudas, saias e shorts) e as peças da parte de cima (blusas, camisas, camisetas).
-
Cápsula para o verão
Nesse volume não está incluso sapatos, bolsas e acessórios. Por isso, a melhor parte é que você pode montar uma cápsula para cada estação do ano.
-
Uma cápsula para o inverno
As vantagens que vejo como profissional em organização são as seguintes:
01 – ESPAÇO
Abrir espaço no armário é torná-lo mais prático e funcional.
02 – DESAPEGO
Faça um descarte, um desapego radical de peças que você não GOSTA, não USA e que não SERVEM mais.
03 – MAIOR UTILIZAÇÃO
Usar com maior frequência todas as peças escolhidas.
04 – ECONOMIA
Mais economia e sensatez na hora de comprar, porém, é bem verdade que terá que comprar peças de melhor qualidade por ter que usá-las mais vezes, más dá para comprar roupas boas em brechós onde o custo é sempre mais atrativo.
A princípio, se não quiser investir em peças novas, use sem dó todas as suas, para assim, comprar com menos peso na consciência as roupa novas.
Criatividade no seu armário cápsula
Comece escolhendo o mood board, pois assim, fica mais fácil encontrar os estilos com o qual você se identifica e por que não, estilos que gostaria de seguir e vestir. Baseado neles, crie seu armário.
Separe as peças que mais gosta e USA, as demais você terá que DESAPEGAR DE FATO, pois nesse conceito, essas roupas não podem existir, afinal todas as roupas do armário cápsula tem que ser usadas.
-
Mood Board do armário cápsula
MAS O QUE FAZER COM ESSAS ROUPAS DESCARTADAS?
Venda, troque, doe…
Crie um estoque com as roupas que permanecerem e não estiverem entre as selecionadas. Desta forma, poderá periodicamente substituir do acervo já preparado. “FAÇA COMPRAS DENTRO DO SEU ARMÁRIO”.
Se puder, tire essas peças de circulação, guarde-as numa parte separada do armário, afinal, existem peças ótimas para isso.
Ao contrário do que se pensa, o armário cápsula não precisar contar apenas peças básicas ou de cores neutras, afinal, pode-se ousar e compor o acervo com peças com cores vivas e estampas de sua preferência.
Aprenda também: Armários, até que ponto preciso deles?
Comentários