Quem nunca se deparou com as indesejáveis e pequeninas traças? Apesar de danificarem roupas e livros, não oferecem riscos a saúde, apenas uma sensação de que não cuidamos bem do nosso lar.
Popularmente conhecidas como traças, elas existem em dois grupos: Thysanura, a famosa traça dos livros e a Lepidoptera, que ficam penduradas na parede, dentro de uma casquinha e que na verdade são mariposas.
Guarda-roupas, gavetas, cantos de paredes, estante, dispensas contendo alimentos e depósitos abandonados são os lugares preferidos desses insetos que gostam de viver em cantinhos escuros e úmidos.
Elas se alimentam de roupas guardadas com resto de pele, cabelo e suor. Gostam também de grãos armazenados, papéis e livros.
Manter limpo e arejado estes locais onde as traças gostam de “morar” e impedir a formação de pontos de umidade são essências para evitá-las.
Dicas caseiras para combater as traças
Em saquinhos de organza ou mesmo tecidos porosos (tipo fralda de bebê) faça pequenos sachês com folhas de capim-limão frescas e picadas e/ou com cravo-da-índia e coloque-os nos lugares onde encontra peças com furinhos ou até mesmo a própria traça. Além de deixar um aroma muito agradável, perfumará a casa e afastara traças e formigas. Troque o saches de uma a duas vezes por mês.
Misture algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda na água que usa para borrifar as roupas antes de passá-las.
Com uma mistura de vinagre branco e água, use para limpar os móveis (fique atento ao material dos móveis). Coloque partes iguais dos dois itens em um borrifador e use como um lustra-móveis. A acidez fará com que os bichinhos passem longe da sua casa.
Está mistura também é excelente para conter o mofo, assim como pedrinhas de gesso e giz de lousa, aqueles usados por crianças para colorir.
Para acabar com possíveis ovos de traças depositados em suas roupas, não deixe de passá-las com o ferro quente ou, se possível, secá-las na máquina de secar roupas.
Aspire a casa com frequência, principalmente naqueles cantinhos escondidos onde a vassoura não alcança. Só dessa forma, você consegue retirar os casulos, mas não esqueça de limpar ou jogar fora o saco .do aspirador.
A serragem de cedro evita o cheiro de mofo e também está na lista de cheiros que as traças odeiam. Espalhe os saquinhos com a serragem pelos armários da casa.
Importante
A naftalina foi a primeira opção na hora de acabar com diversas pragas, inclusive as traças. Porém, o vapor liberado pela substância química pode ser tóxico para humanos e animais. Portanto, as soluções naturais e os produtos específicos vendidos no mercado são as melhores opções atualmente.
Papeis e caixas de papelão trazidas para dentro de casa podem ser transportes de traças, por isso tenha cuidado.
Óleos com substâncias voláteis e odores fortes, como cravo-da-índia, canela, lavanda e alecrim, folha de louro, podem afetar os sentidos de orientação das traças, impedindo sua aproximação.
Comentários