A cozinha é o coração de uma casa e para que ela seja funcional é vital que na hora de organiza-la os fatores sentimentais não estejam presentes, ou seja, lembranças como desenhos das crianças, fotos, trabalhos escolares pendurados por um imã na porta da geladeira faz com que atrapalhe o bom funcionamento da cozinha.
Tem também o acumulo de peças herdadas, como bule da vovó, prato da bisa-avó e que não são usadas por ter valores sentimentais fortes e o receio de quebrá-las.
Comece colocando as fotos em álbuns, os trabalhos escolares em pastas, guardando-os no seu escritório ou home officer, e por que não fazer um painel numa parede do corredor para apreciar as obras de arte dos pequenos.
Para objetos herdados, eleja um local de sua cristaleria ou estante e coloque-os que possa vê-los e apreciá-los.
Após superar a questão emocional, comece colocando os itens usados diariamente no local mais acessível da cozinha, são eles: Pratos, copos, tigelas, xícaras, canecas, talheres, panelas, talheres de culinária, tábuas de cortar, abridor de latas, bules, chaleiras devem ser guardados nas bancadas, parte da frente das prateleiras na altura entre seus joelhos e olhos e as gavetas mais próximas.
Na sequencia organize os itens usados com menor frequência, como por exemplo uma panela de cozinhar no vapor, na qual você a usa apenas uma vez por semana. Itens como este devem ser guardados nas áreas mais altas ou mais baixas, áreas do fundo de armários e gavetas. Para alcançar estes itens você terá um pouco de dificuldade mais mesmo assim de possível acesso.
Por final, ficam os itens de uso raro, aqueles sazonais, misteriosos, engenhocas específicas e difíceis de usar. Como os espremedores de batata, travessas grandes, formas de biscoitos e bolos, louças para festas. Para esses vamos guardá-los na parte mais alta dos armários, que seja necessário o auxilio de escada para alcança-los e a parte mais baixa e funda das prateleiras, o lugar mais “obscuro” para aqueles itens pesados e nunca usados.
Um conselho de amiga organizadora, doe o que você NUNCA usa, libere espaço, o menos é mais na organização e na funcionalidade.
Depois de tudo isso, tenho certeza que sua cozinha se tornará extremamente funcional e que você sentirá mais prazer em realizar atividades nela.
fonte de pesquisa: acabe com a bagunça – Cynthia Townley Ewer.
Comentários