No quarto dos pequenos encontramos tudo e mais um pouco: roupas, lápis, cadernos, brinquedos, bichos de pelúcias e quase todos os dias, para não dizer TODOS, nos deparamos com aquela bagunça.
Uma boa organização inteligente e criativa é a chave para a manutenção da ordem. Quando definimos onde guardar cada objeto, roupa e brinquedo, criamos condições para que a criança possa ela mesma “cuidar” das suas coisas e assim a cobrança se torna válida. Não é justo cobrarmos por organização se não proporcionamos, ensinamos métodos e formas para que isso seja possível, pois a organização não é um fato isolado, é um exercício constante e que requer disciplina.
Móveis versáteis que possibilitam a guarda dos objetos ao alcance dos pequenos resultam na possibilidade de quando tiverem idade suficiente, possam colaborar com a arrumação.
Cestos são super indicados para a guarda dos brinquedos: Podem ser de vime, tecido ou os de plásticos com tampas para os objetos pouco manuseados.
Baús também são peças colaboradoras na hora da organização, permitindo a guarda das roupas de cama e ainda pode-se aproveitar a tampa para servir de banco, colocando uma bela e colorida almofada sobre ele.
É importante verificar se os bichos de pelúcias são laváveis e na hora de dormir, incentive as crianças a colocá-los no cesto de brinquedos para também “dormirem”.
Uma estante é ideal para a guarda de livros (revisteiros também são indicados). Canetas e lápis podem sim ficar em copos ou potes decorativos para que não se espalhem pelo quarto. Assim, já começam a ter cuidado com o material escolar e a valoriza os livros.
Caixas organizadoras podem servir para a guarda de fotos, trabalhos escolares, roupas que não amassem, roupas de outras estações. Não esqueça de etiquetá-las para identificar seu conteúdo, ou se preferir, coloque fotos para os pequenos que ainda não saibam ler.
“Crianças organizadas tornam-se adultos seguros”.
Um abraço!
Fernanda Piva
E vc? ajuda seus filhos na organização? Conta pra gente?
Comentários